Dissolução Intrínseca2019-08-08T17:25:57+00:00

ESTUDO DE DISSOLUÇÃO INTRÍNSECA

A taxa de dissolução intrínseca é definida como a decomposição do fármaco puro quando determinadas condições físico-químicas do meio são mantidas constantes.

É uma análise essencial para a correta caracterização e avaliação da biodisponibilidade de um medicamento que se encontra em desenvolvimento, além da determinação de parâmetros termodinâmicos fundamentais do ativo farmacêutico.

Alguns fatores influenciam o estudo, por exemplo: o fenômeno de transferência de massa durante o processo de dissolução; a influência do pH e da temperatura do meio de dissolução; a interação entre possíveis componentes da formulação; efeitos de tamanho de partícula; e o entendimento da relação entre velocidade de dissolução e forma cristalina da substância.

Tendo como exemplo a velocidade de dissolução vs forma cristalina, observa-se que diferentes polimorfos de um fármaco podem apresentar variadas taxas de dissolução e/ou solubilidade. Quando significativas, essas diferenças comprometem a biodisponibilidade do princípio ativo, impactando diretamente na atividade farmacológica prevista e tornando o medicamento menos eficiente, inativo ou eventualmente tóxico ao organismo.

A NanoBusiness oferece o Estudo de Dissolução Intrínseca completo por substância ativa, incluindo avaliação de risco.

Entre em contato com nossos especialistas.